O Centro Social São Nuno de Santa Maria, fundado em 1955, é uma associação, sem fins lucrativos de direito privado, dotada de personalidade jurídica e assume-se como Instituição Particular de Solidariedade Social.
A Instituição, tem por objectivos, promover e contribuir, pelos meios ao seu alcance, para a promoção integral do Homem e o seu desenvolvimento integrado na comunidade, dentro dos princípios da Igreja Católica, da Declaração Universal dos Direitos do Homem e dos direitos e deveres consignados na Constituição da República Portuguesa, designadamente nas valências de apoio a crianças e a idosos, bem como, na promoção e protecção da saúde.
A organização privilegia, ainda, as oportunidades de cooperação e partilha com todos os parceiros sociais em geral e com as Instituições Particulares de Solidariedade Social em particular, tendo em vista aperfeiçoar a cooperação formal e não formal na prossecução dos objectivos pretendidos.
Localização Geográfica
Com uma população de cerca de 4.000 habitantes, a freguesia de Cernache do Bonjardim, representa o pólo dinamizador de uma área social que transcende os seus limites geográficos, congregando um considerável número de equipamentos sociais, culturais e administrativos, do qual a nossa Instituição faz parte, permitindo à população a satisfação básica das suas necessidades, ao mesmo tempo que proporciona um amplo raio de influência às actividades aqui localizadas.
Localizada no centro do país, pertence ao concelho da Sertã, o qual se encontra integrado na Unidade Territorial do Pinhal Interior Sul, distrito de Castelo Branco.
A História da nossa Instituição
As Actividades do Centro Social São Nuno de Santa Maria
Com a sua sede na vila de Cernache do Bonjardim, o Centro Social São Nuno de Santa Maria, é uma IPSS com seis valências em funcionamento, a saber:
O objectivo fundamental da Instituição é a promoção do indivíduo a nível humano, social e religioso, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade, enquanto ser autónomo, livre e solidário.
Promovemos o gosto pelo saber fazer, o desenvolvimento intelectual e a criatividade, sem esquecer o primado da diferença que cada homem representa, através das inúmeras formas de conhecimento, comunicação e expressão, enquanto vivência e comunidade.
Com um percurso marcado por projectos onde se procura promover a estabilidade de funcionários e colaboradores, a nossa Instituição privilegia, igualmente, a participação voluntária, a partilha, a entreajuda, os valores culturais e a família, como molas potenciadoras de um ambiente e de um mundo tão solidário quanto possível.
A Partilha e a Comunidade
O Natal, os Santos, as vindimas e as actividades do mundo rural, onde nos encontramos inseridos, são acontecimentos de partilha, de envolvimento e de participação activa que nos permitem, por um lado, patentear o trabalho criativo desenvolvido pela Instituição e, por outro lado, envolver a comunidade, aproximando-a.